Equilíbrio Dinâmico
- PURB
- 5 de abr. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de abr. de 2018
Visita de campo
Durante a visita de campo, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco melhor tanto do bairro José mendes, quanto ao Iate Clube presente no local. A partir de conhecimentos e discussões anteriores, pudemos tirar algumas conclusões iniciais a respeito da infraestrutura do local. O acesso ao mar naquela região é, em quase toda a sua totalidade um privilégio a uns poucos moradores e frequentadores do Iate Clube. As vias do bairro possuem sérios problemas de falta de acessibilidade, com ruas e calçadas estreitas, o passeio possui vários desníveis, os quais até uma pessoa sem a mobilidade reduzida teria dificuldades. O abandono de edificações no bairro, em especial as de grande porte, se fez muito presente. A falta de assistência do poder público para com aquela área faz com que os problemas já existentes se agravem. Tais conclusões sobre o local levantaram alguns questionamentos, de como o poder público deixou de assistencializar aquela população? o motivo da ocupação desordenada da orla e o que levou praticamente a privatização dela? por que há tantas edificações abandonadas no local? seria esse um bairro que possa ser alvo de especulação imobiliária? como devolver ao cidadão o direito de acessar e usufruir a orla e a paisagem do local? como estimular a presença de pessoas no bairro? Tais questionamentos começam a nortear o trabalho a ser produzido.



Conceito: equilíbrio
Após a primeira visita de campo, a equipe se sensibilizou com o espaço de estudo e discutiu sobre diversas questões, que envolvia a história local, a ocupação atual e como ela funciona e, por fim, as perspectivas de futuro para 20 anos a frente – foi levantada a hipótese de ocorrer uma ocupação similar à dos bairros Cacupé e João Paulo, por serem áreas com um enorme potencial visual e que sofreram um processo de gentrificação.
Assim, notou-se que há uma série de contrastes na cidade, especialmente no bairro José Mendes, por existir uma proximidade física e visual com a natureza. O mar e a terra; o construído/humano e a natureza; o público e o privado, que depois de algumas discussões veio a se tornar coletivo e individual; o novo e o antigo. Todas as discussões e questionamentos levaram a uma intenção por parte da equipe em trabalhar o equilíbrio entre todos esses elementos contrastantes.
Oficina de prototipagem (+ conceito de equilíbrio dinâmico)
Foi assim que se chegou à forma conceito, desenvolvida na oficina da mestranda Carla. Trata-se de uma forma que tem aspectos tanto orgânicos quanto sintéticos, e representa perfeitamente o equilíbrio buscado. Além disso, é uma forma que possui movimento, trazendo dinamicidade ao conceito. Assim, surgiu o conceito de equilíbrio dinâmico, que nada mais é do que considerar, na busca por esse equilíbrio, que nada é estático e tudo está em constante transformação.

Oficina de stop-motion
Na oficina de stop-motion, realizada pela mestranda Patrícia, tivemos a oportunidade de conhecer mais um método de apresentação de projeto. A partir desse novo método, tivemos o desafio de utilizar a forma criada na oficina de prototipagem dentro desse projeto, a fim de explorar a sua forma, utilidade e versatilidade.
Vídeo disponível em:


Realidade virtual
📷📷
Mapa mental e dinâmico
Definições:
Equilíbrio dinâmico: Condição em que a velocidade de um processo em uma direção é exatamente balanceada pela velocidade do processo em direção oposta.
Resiliência:
1. fís propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
2. fig. capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.
Homeostase: condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo.
Organicidade: etimologicamente, orgânico + idade; relativo à órgãos.
A partir de todas as oficinas e discussões, o grupo fez um brainstorm que está resumido no mapa mental abaixo. Ele se desenvolveu por meio de três aspectos: tempo, espaço e social, que foram esmiuçados e resumidos nas palavras dos braços superiores do mapa mental (contraste, integração, transformação, resiliência, homeostase, diversidade e organicidade). Durante todo o processo, foram percebidas diversas contradições que possuem uma certa integração, seja ela boa ou ruim. Aí entra a resiliência, que é a capacidade de se adaptar às transformações. A cidade está em constante processo de mudança, ela é formada por diversos sistemas que se organizam de diferentes maneiras e estão interligados uns aos outros, de forma homeostática e suas principais características são a diversidade e organicidade.
📷
https://embed.coggle.it/diagram/WsUoBokg_jCJIQou/t/equil%C3%ADbrio-din%C3%A2mico/5ce35ee3415c877859512d6791e1d39210064b7c25cb8b177ba8251023aa670d
📷
https://docs.google.com/document/d/1V22gWAi1F8YhgOKdk9r1ijjnQDi0Z4u5zvhTskLURj0/edit
Franciel da Silva
Guilherme de Come
Rafaela Oliveira
Comments