top of page

Permear

  • Foto do escritor: PURB
    PURB
  • 3 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de abr. de 2018


  • Ponto de partida:

Em um primeiro momento de discussão com o grupo, após conhecer o terreno e estudar a área superficialmente, sintetizamos nossas ideias com a palavra Essencialismo. Nos questionamos sobre o que era essencial ao morador e ao transeunte nas esferas do circular, do lazer, da segurança e do habitar. Sintetizamos nossa ideia no protótipo a seguir:



  • Etapa 1: Fabricação digital

Com essas necessidades em mente, criamos um protótipo baseado em uma capsula para repouso do usuário por um curto período, tanto para pessoas que se encontrem em situação de rua como possíveis viajantes que procurem um turismo alternativo . O protótipo foi desenvolvido em Sketchup e planificado em Pepakura.

A etapa da prototipagem revelou a multifuncionalidade da forma e sua adaptabilidade. Agrupando-as criamos ambiências diversas e conexões entre os usuários e dos usuários com o meio.


  • Etapa 2: Animação e cenários

Dentro da esfera do habitar e da troca de ideias do grupo em relação às tecnologias, baseamos o estudo seguinte do stop motion na história da arquitetura e desenvoltura temporal das técnicas construtivas. Através disso levantamos questões sobre a evolução do ser humano e seus meios de apropriação e uso do espaço. Abrimos, assim, a questão do homem no futuro, tentando prever a reação que nossa ação de instalação do protótipo na região teria. Os softwares utilizados foram TeamView, Windows Movie Maker, e um aplicativo de Stop Motion no celular.



Link para animação: https://www.facebook.com/P.IVUFSC2015.1/videos/2055883014691029/



  • Etapa 3: Realidade virtual

A previsão que buscávamos foi mais facilmente alcançada na etapa seguinte: Realidade Virtual. Nesta mesma etapa, foi criado um mapa mental de síntese das ideias desenvolvidas após análise do protótipo com a discussão oriunda do stop motion. A partir do mapa mental criado no Coggle, bordamos as principais características presentes no local e o que desejamos para o mesmo.


Após o estudo conceitual acima do mapa, utilizamos o Kubity para nos transportar ao lado do nosso protótipo. O QR code abaixo trás a imersão de estar ao lado dos módulos resultantes do protótipo e sentir como ele invade o meio, bem como entender a escala do projeto no âmbito da paisagem do José Mendes, área de intervenção.



Etapa 4: Investigação


Devido a falta de direcionamento causada pelo mapa anterior o novo mapa conceitual foi dividido pelas perguntas que guiariam a etapa investigativa.

Para que as respostas encontradas neste mapa pudessem deixar de ser hipóteses, escolhemos o método de entrevista in loco com pessoas mais habituadas ao local. Para a entrevista, confeccionamos a cartilha (imagem abaixo) para recolher as informações que consideramos essenciais.

As entrevistas foram documentadas através de vídeo, gravação de áudio e preenchimento da cartilha. O resultado dos momentos mais pertinentes da entrevista se encontra no vídeo com acesso através do link: https://youtu.be/MLR9ZB2ww1A



Grupo : Franchesca Medina

Jorge Soler

Kamilly Cardoso

Samantha Alves


 
 
 

留言


© 2018 por PURB 18.1. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
bottom of page