top of page

Sensações e Apropriação - Conclusão

  • Foto do escritor: PURB
    PURB
  • 4 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Link para melhor visualização: https://drive.google.com/file/d/1KWwp_mIki2hLvuzTIobGveH_6rzzflIB/view?usp=sharing


Analisando as características atuais do local em estudo, ressaltamos a hostilidade, a insegurança e o literal esquecimento da área tratando-se de investimento em melhorias por parte do poder público. A partir das visitas ao sítio e das sensações trazidas pela rua, pelos pequenos ambientes e pelo local como um todo, nossa grande preocupação na resolução desses problemas é que quem por lá passe, visite, transite, trabalhe, passeie, habite, se sinta pertencente ao local de maneira confortável e convidativa. Contudo, as sensações e os anseios de ambiente agradável acontecem de maneira divergente de um ser humano para outro, o que acaba criando um grande desafio: Como fazer com que todos ou o maior número de seres possíveis se sintam pertencentes e confortáveis com as ambiências que serão criadas?

Cabe acrescentar também a nossa inquietação por ansiar pela criação de um lugar em que os ambientes externos (públicos) sejam uma ampliação dos ambientes internos (privados).

Por esses motivo que, inicialmente, criamos dois módulos versáteis no que se refere à combinação das peças, às possibilidade diversas de uso e à apropriação por diversos seres de diferentes idades, para que cada ser que viesse a utilizá-los, pudesse fazer a modulação de acordo com a sua necessidade e a sua ideia de sensação de conforto. Dessa forma, os usuários estarão se apropriando de forma sensitivamente particular, adequando o ambiente externo de acordo com o seu próprio ideal, remetendo à personalização e ao pertencer ao local.

A relação visual com o mar ao longo do percurso da Rua Silva Jardim é um potencial a ser explorado, isso não significa que a todo momento essa visibilidade será possível, uma vez que podem ser criadas estratégias para valorização de certos aspectos, visões…

A possibilidade de locomoção, envolvendo fácil acesso e integração aos meios de transporte públicos, é uma questão que nos atenta. Pretendemos que os mesmos sejam feitos sem obstáculos por todas as pessoas dentro do terreno em tese e também nas ruas no decorrer do bairro e de toda a cidade.

Apresentando esta conceituação projetual, acreditamos no enorme potencial do local e na nossa capacidade de criar um projeto para mudá-lo de maneira eficiente, redesenhando a visão de quem ali vive e de quem por ali irá passar, requalificando o bairro e valorizando os moradores e a cidade, destacando, mais uma vez, o objetivo de ressaltar a sensação de pertencimento em todos que ali transitarem.


 
 
 

Commenti


© 2018 por PURB 18.1. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
bottom of page